Yakisugi: a técnica japonesa que está na moda na arquitetura e decoração

Yakisugi: a técnica japonesa que está na moda na arquitetura e decoração

Também conhecida como Shou-Sugi-Ban, esta técnica remonta ao século XVI e o seu nome vem de “yaki” (queimar) e “sugi” (cipreste). Hoje geralmente são usados ​​​​tília, pinho, bordo ou carvalho.

Mas o mais inovador é que pode ser aplicado em tetos, paredes e pisos, e também em móveis e acessórios de todos os tipos. O único limite? Imaginação própria.
Qual é a técnica de “queimar” madeira?
A técnica consiste em queimar ou carbonizar a madeira. Isso, além de gerar um acabamento original, contribui para uma vida útil mais longa.
Um maçarico ou chaminé é usado para queimar a superfície da placa. A madeira deve estar seca e cortada em tábuas compridas.
Em seguida é temperado com água, deixado esfriar e escovado para melhor acabamento. Por fim, a madeira é protegida com protetor, óleos naturais, vernizes, etc.
A ligeira carbonização da superfície da madeira torna-a impermeável e retardadora de chamas. Também protege do sol e funciona de forma muito eficaz como repelente de insetos. Por isso esta técnica é uma excelente opção para utilizar a madeira como revestimento exterior.
Diferentes usos e aplicações
• Pisos, tetos, paredes e revestimentos.
• Mobília.
• Acessórios
No revestimento de parede você pode combinar diferentes tonalidades de queima, optar por diferentes métodos de colocação, brincar com a geometria das tábuas, tamanhos, etc.”, afirma o especialista.
E acrescenta que também é muito utilizado em mesas, cadeiras e ilhas de cozinha ou para decorar qualquer objeto: desde centros de mesa e fontes até enfeites e potes. Quase tudo vale!
A técnica de queima da madeira, além de gerar um efeito estético original, ajuda a prolongar sua vida útil. Também proporciona um toque de natureza ao incorporar sofisticação e elegância através da cor preta e da textura da madeira.


WEMHÖNER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Mercedes Omenuka es la nueva Presidente de FAIMA

Es la primera vez en los mas de 90 anos de historia y trayectoria de la Federacion Argentina de la Industria Maderera y Afines (FARIMA) en la que una mujer sera presidente de la entidad. Mercedes Omenuka tendra, junto a la nueva comision directiva, el desafio de representar los intereses y objetivos de las 28 camaras que conforman a la Federacion, como asi tambien, el de profundizar el prestigio y posicionamiento de la madera en Argentina, representando la totalidad de esta extensa cadena.

Ler notícia »

Card image cap Con el primer bosque de bolsillo, buscan plantar 3000 arboles en Villa Maria

Se inauguro en nuestra ciudad el primer Bosque de Bolsillo en la costanera con mas de 70 ejemplares.

Ler notícia »

Card image cap Para apoyar el desarrollo forestal nacional y desviar la atencion sobre los arboles autoctonos, desde el INTA Bariloche impulsan una variedad de pino introducida

A la vera del camino que recorre el predio de la Estacion Experimental Agropecuaria (EEA) del INTA Bariloche, una importante cantidad de pinos se levanta, en sintonia con lo que ocurre en gran parte del territorio patagonico. Se trata de la variedad ponderosa (Pinus ponderosa), una especie introducida originaria de Estados Unidos, que junto con el pino oregon (Pseudotsuga menziesii) son las dos coniferas mas plantadas de la region.

Ler notícia »

AFIPAR SH

CONTROL LOGIC

SAN VICENTE MADERAS SRL

AGLOLAM SA

NEWMAN MACHINE COMPANY INC.

GRUPO EURO

CASTALY MACHINE

GRUPO CERVERE

AUTOPERFORANTES TEL

TRIPAYN SRL

ALCE HERRAJES SH

DIEGO LAVISTA LLANOS

CLARKE S INDUSTRIES Inc.

USNR

SMITHCO MANUFACTURING

JOESCAN

MAPU

PERFILES DEL SOL

SHOPBOT CNC TOOLS

THERMWOOD

MADERERA NEWTON S.A.

COMBILIFT IBERIA & LATINOAMERICA